Manaus, 17 de janeiro de 2020.
Após a morte do professor Antônio Genivaldo Lira de Lacerda, 47, que foi encontrado morto nessa madrugada, no fundo do quintal de uma casa na zona Norte da capital, a Prefeitura de Manaus decretou nessa sexta-feira, 17, luto por três dias.
O prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, e a presidente do Fundo de Manaus Solidária, a primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro, em nota, lamentaram profundamente a morte do educador, que também era gestor da escola municipal Profª Francisca Pereira de Araújo, que fica localizada na rua, Padre Monteiro de Noronha, no bairro Flores, zona Centro-Sul, desde 2012.
“Recebemos com profunda tristeza, minha esposa Elisabeth Valeiko Ribeiro e eu, essa notícia trágica e que nos consterna demais, por ser ele um cidadão cumpridor de seus deveres e um educador dedicado que realizou um trabalho de referência na escola em que atuou, ajudando nossa educação a dar um salto no Ideb e recebendo reconhecimento como servidor destaque em sua área e atuação”, disse o prefeito.
De acordo com a prefeitura, Antônio faria 12 anos como servidor efetivo da Secretária Municipal de Educação (Semed) em abril deste ano, além de completar 48 anos no dia 8 de fevereiro.
“Não temos palavras para expressar tamanha perda. Um profissional que vinha fazendo a diferença na educação municipal de Manaus. Arthur e eu, toda comunidade escolar, na verdade, estamos muito tristes com o falecimento do professor Genivaldo, que parte, mas deixa um importante legado”, lamentou a primeira-dama.
“Devido ao valoroso trabalho desenvolvido com toda equipe escolar, a unidade deu um salto significativo e alcançou o primeiro lugar, nos Anos Finais, no último Ideb, com o índice de 6,5. Ao longo desses anos, tanto o professor Genivaldo quanto a escola, ganharam diversas premiações em reconhecimento aos resultados alcançados”, destacou a prefeitura. Quando o educador assumiu a gestão da escola, a nota era de 4,5 no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica.
Antônio Genivaldo era formado em filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), pós-graduado em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Serra (Fase) e era aluno do curso de mestrado de Ciência da Comunicação, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O velório do professor Genivaldo será na escola municipal Profª Francisca Pereira de Araújo, a partir das 13h, o sepultamento será no cemitério Recanto da Paz, às 16h.
O Educador estava desaparecido há dois dias, sendo visto pela última vez saindo da escola Profª Francisca Pereira, por volta das 17h. O professor foi encontrado na madrugada de hoje, 17, no fundo do quintal de uma residência, na comunidade Rio Piorini, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus.
Segundo o delegado Fábio Silva, o suspeito, identificado como “Loirinho”, foi preso em posse do carro da vítima e disse onde estava o corpo. Ele confessou ter participação no crime juntamente com outro homem, proprietário da casa, que está foragido.
Fonte: Amazonas 1.
Fotos: Reprodução| Divulgação/ Semed.
Redação por Débora Almeida.