Manaus | 21 de Janeiro de 2020 (Terça-feira)
Com o intuito de conscientizar homens a manter a higiene íntima em dia, e de diminuir o câncer de pênis que resulta na amputação do órgão genital no Brasil por ano, o grupo definido por Leonardo Telles, Guilherme Serato, Marcelo Marui e Saulo Vinheiro desenvolveram uma ação voluntária denominada “Lave o Dito Cujo”.
A ação foi feita para o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), idealizador da campanha Novembro Azul. Através de um perfil no Instagram, o grupo compartilha ilustrações diárias sobre higiene íntima masculina.
Entre os principais riscos que os homens podem vivenciar é a fimose, onde impede a exposição da glande (cabeça do pênis) e o acúmulo de esmegma (secreção branca em decorrência da descamação celular).
De acordo com o médico urologista e membro do comitê científico do LAL, Aguinaldo Nardi, a limpeza feita de forma correta diminui o risco de aumento da doença. “Há uma forte associação entre a presença do prepúcio (pele que recobre a glande ou cabeça do pênis) e o surgimento do câncer peniano. Além disso, as ISTs – infecções sexualmente transmissíveis – caminham lado a lado com este tipo de câncer”, explicou.
Segundo o LAL, no Brasil, 90% dos casos encontrados no Sistema Único de Saúde (SUS), aponta que os homens mais pobres, não operados da fimose e com precários hábitos de higiene são os mais afetados pelo câncer de pênis.
Conheça o perfil da campanha ‘Lave o Dito Cujo’:
https://www.instagram.com/laveoditocujo/
Fotos: Reprodução/ Instagram.
Fonte: O Dia.