Manaus-AM | 15, Julho, 2020 | Quarta-feira
Nos últimos meses a população tem visto policiais atuando com extrema violência, durante abordagens por todo o Brasil. Desta vez, quatro policiais foram flagrados dominando um homem que participava de uma manifestação em apoio à greve marcada pelo SindimotoSP (Sindicato dos mensageiros, motociclistas, ciclistas, mototaxistas intermunicipal do estado São Paulo).
O vídeo tomou as redes sociais e ocorrido ficou entre um dos assuntos mais comentados após sua divulgação, nesta quarta-feira (15).
Na gravação, três agentes aparecem em um jardim, se jogando por cima do motoboy na tentativa de imobilizá-lo. Já imóvel, o profissional diz: “Não consigo respirar! Não consigo respirar!”. Enquanto isso, um outro policial, de arma em punho, tenta afastar a população que gravava a ação.
As imagens estão sob posse da Corregedoria da PM, que vai analisar o conteúdo. “Pelo visto nas imagens, foi uma abordagem abusiva, excessiva, foi utilizada a força de forma desnecessária. O rapaz aparenta não ter cometido nenhum crime, e estaria ali discutindo com os policiais, que já partem para a violência”, disse Ariel de Castro Alves, conselheiro do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana).
Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), “ao visualizar um motociclista em cima da calçada, e com a placa encoberta, a equipe policial deu ordem de parada e iniciou a abordagem. O motociclista ofereceu resistência, sendo contido”. Ainda de acordo com a secretaria, foi constatado que ele está com a habilitação vencida desde 2019.
A ocorrência foi encaminhada ao 14º DP onde foi elaborado um termo circunstanciado de resistência. A moto foi apreendida e a Polícia Civil requisitou exames de corpo de delito aos policiais e ao homem envolvido.
Policiais civis informaram à reportagem que o caso aconteceu na Rebouças por volta das 12h30. Já os policiais militares informaram na delegacia que a abordagem ocorreu às 13h40.
Depois de ser abordado e colocado no chão, o homem teria sido algemado e conduzido pelos agentes, segundo relatos nas redes sociais. A PM e a Polícia Civil, no entanto, não confirmaram se ele foi detido.
Fonte: UOL.
Redação por Yasmim Araújo.