Manaus | 16 de Dezembro de 2019 (Segunda-feira)
Na manhã desta segunda-feira (16), o governador Wilson Lima anunciou a entrega das indenizações e também a retiradas das duas mil famílias moradoras do bairro do Educandos através de uma implantação de um novo projeto do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
A declaração foi feita durante a solenidade de entrega de indenizações a 152 famílias vítimas do incêndio ocorrido no bairro, em dezembro do ano passado, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona centro-sul da capital.
“Semana passada a nossa equipe esteve em Brasília (DF) e reuniu com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que financia obras de saneamento no Amazonas. Nós temos uma sinalização muito positiva do banco com relação a investimentos e recuperação de áreas que precisam ser saneadas. Já determinei que, em janeiro, comece um estudo para a implantação de um Prosamim no Educandos, para a indenização de mais duas mil famílias, além dessas que foram atingidas pelo incêndio”, declarou o governador.
Além disso, Lima também aproveitou a ocasião para lembrar que amanhã, dia 17 de dezembro, fará um ano desde a tragédia e que quando assumiu o Governo, houve uma enorme preocupação em encontrar alguma maneira de compensar as famílias.
“Há, ainda, 245 pessoas que precisam ser indenizadas e a Defensoria Pública está realizando audiências e cruzando informações com a Secretaria de Assistência Social, de Justiça e Cidadania e Secretaria de Ação Social do município para que esse recurso chegue às mãos daquelas pessoas que realmente moravam no bairro Educandos”, frisou.
De acordo com o governador, o segundo lote de indenizações será pago em fevereiro de 2020.
Parceria
Em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), o Governo do Estado, viabilizou os pagamentos através do trabalho intersetorial das secretarias de Estado da Assistência Social (Seas), de Habitação (Suhab) e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), de onde saíram os recursos para os pagamentos das famílias, neste primeiro lote de indenizações.
O pagamento das famílias será efetuado pela Suhab.
A Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) ofertou uma linha de financiamento especial de crédito para as pessoas que optaram por recomeçar a vida por meio do empreendedorismo. Além disso, a Afeam também anistiou dívidas de clientes credenciados junto à agência, que tiveram perdas no incêndio.
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), além de possibilitar que as vítimas pudessem ter acesso a diversos benefícios por meio de novas vias da documentação de cada morador, também disponibilizou auxílio psicológico para as famílias.
Foto: Bruno Zanardo e Diego Peres / Secom.
Fonte: Assessoria.